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Primeira Coisa
“Para quem não sabe onde está indo, qualquer lugar serve”.
A empresa que não define seus objetivos estratégicos é igual a um barco salva-vidas, sem remos, nem velas, perdido no meio do oceano torcendo para que uma corrente ou vento o leve para terra firme.
Não precisa de nenhum processo de planejamento estratégico sofisticado, é apenas alinhar com todo mundo, passar uma mensagem para toda a equipe de quais são nossos propósitos para o ano seguinte.
Então a primeira coisa é definir seu objetivo estratégico. Por exemplo:
- Queremos aumentar nosso faturamento em 20% em 2018
- Queremos melhorar nossa rentabilidade em 15% em 2018
- Queremos aumentar nosso Market share em 10% em novos segmentos em 2018.
O importante aqui é definir claramente o que você quer, pois cada uma das escolhas acima vai exigir um conjunto de ações gerenciais totalmente distintas uma das outras. Se você não define o foco, cada área segue seu caminho, a energia se dispersa e em tempos de recursos escassos, o resultado não aparece. Se tiver sorte, você sobreviverá em tempos difíceis.
Ah!!!! Já tem gente pensando assim: mas eu não sei como vai ser próximo ano, vai piorar a crise ou vamos nos recuperar.
Se quer sobreviver, o cenário apenas determina se você precisa de mais ou menos esforço. Se não tem dinheiro sobrando tem que inovar. Imagine que você seja uma cobra que se alimenta de sapos na lagoa onde vive. Quando estava sobrando sapo, você se movimentava normalmente e encontrava os sapos necessários para satisfazer seu apetite. Agora o número de sapos diminuiu muito, mas não acabou, ainda tem muito mais sapo do que você consegue comer, mas você precisa mudar sua forma de caçar. Mesmo nesta condição, se trabalhar bem pode comer os sapos das cobras que continuam se movimentando da maneira antiga, ou até as que diminuíram o ritmo para reduzir os gastos.
Segunda Coisa
A segunda coisa a se fazer é desdobrar seu objetivo estratégico em metas operacionais. Cada setor tem que saber exatamente o que tem que fazer para garantir que o objetivo seja atendido. Por exemplo: se queremos aumentar nosso faturamento em 20% em 2018, o pessoal de vendas tem que definir qual o caminho e, em tempos de recursos escassos, o foco é fundamental: – vamos promover uma linha de produtos, uma região, um segmento específico?
E a produção, tem capacidade para acompanhar os novos volumes dos itens escolhidos? Quanto tem que reduzir os custos para tornar o preço mais competitivo e manter as margens? E por aí vai.
Terceira Coisa
A terceira coisa é montar os planos de ação ainda este ano, para começar a executar no dia 02/01/2018, ou você já está pensando que o ano começa após o carnaval? Que só vai conseguir definir em Abril para começar em Maio e ter algum resultado em Junho, quando o ano começa a acabar? Pode ser tarde.
Vamos lá então começar desde agora?
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