Tempo de leitura: 2 minutos
- Você sabia que mais de 86% das pessoas pedem demissão do seu chefe e não da empresa? (Pesquisa Gallup)?
- Você sabia que provavelmente mais de 70% das pessoas da sua empresa (aquelas que colocam a mão na massa), estão subordinadas aos gestores de 1º nível (supervisores, encarregados, coordenadores, etc.)? Faça as contas.
- Você sabia que mais de 85% desses profissionais aí de cima (supervisores e cia) NUNCA tiveram nenhum tipo de formação ou orientação na função? (Lab SSJ 2013)?
- Certamente você sabia que a grande maioria desses profissionais foi um excelente colaborador: operador de máquina, analista contábil, administrativo ou financeiro, comprador, vendedor, etc., e que muitos deles falharam na função. A empresa acaba perdendo profissionais excepcionais.
- Você sabia que existem três fatores críticos de sucesso para que esses profissionais tenham um bom desempenho? Que não basta apenas o Conhecimento Técnico, precisa de Conhecimento Gerencial e de Liderança?
- Você sabia que existe um grande número dessas competências de gerenciamento e liderança que não fazem parte do escopo de trabalho dos colaboradores, quando trabalham nas funções operacionais?
- Você sabia que uma das principais queixas das pessoas nas organizações é que não recebem feedbacks de seus gestores? E tem um nível elevado de ansiedade por não saberem o que seus gestores pensam sobre elas?
- Você sabia que é muito fácil motivar uma pessoa no trabalho, mas que é muito, mas muito mais, fácil DESMOTIVAR?
- Você sabia que em pleno século 21, tem muito gestor que acha que o melhor estilo gerencial é do capataz de escravos? Não ria é muito mais comum que você possa imaginar.
Conclusão: Se você fizer as contas, fica claro que a falta de preparo dos gestores de 1º nível (supervisores, encarregados, chefes, etc.), é uma das principais causas das ações trabalhistas, da rotatividade, do absenteísmo e dos problemas de conflitos e falta de motivação dentro das organizações.
Você concorda?
Deixe seu comentário sobre sua experiência de gestão ou alguma que você tenha acompanhado de perto. Os itens acima condizem com a sua realidade?
Compartilhe e vamos ver quem mais passa por isso!