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Objetivo: Atingir metas operacionais (custo, produtividade, perdas) através da formação e capacitação dos Supervisores. O programa é baseado no desenvolvimento de competências de gerenciamento e liderança, utilizando ferramentas que transformam o conhecimento em ações concretas do dia-a-dia e gerem RESULTADOS no curto prazo.
Público-Alvo: Supervisores, Encarregados, Coordenadores, Líderes e Gestores destes profissionais
Carga Horária: Quatro dias para treinamento e quatro dias de mentoria, totalizando 40 horas por participante, sendo:
- Módulo 1: Os Desafios do Líder (4+4 horas)
- Sessão de mentoria em grupo (sessões de 2hs)
- Módulo 2: PDCA, Motivação e Comunicação (4+4 horas)
- Sessão de mentoria em grupo (sessões de 2hs)
- Módulo 3: Feedback, Estruturação de Equipes e Gestão de Conflitos (4+4 horas)
- Sessão de mentoria em grupo (sessões de 2hs)
- Módulo 4: Desenvolvendo Equipes de Alto Desempenho (4+4 horas)
- Workshop de Apresentação dos Projetos
Mentoria: Sessões em pequenos grupos com duração de 2 horas, que tem como objetivo avaliar os resultados das atividades práticas e orientar os participantes em suas dificuldades.
Preparação/Customização: Estabelecer as METAS que direcionarão o programa.
O Programa pode ser customizado em função:
• da cultura e políticas da empresa
• dos resultados esperados (indicadores e metas)
• da escolha das competências (mapa de competências e avaliações de desempenho)
• dos sistemas e ferramentas gerenciais disponíveis (ISO 9001, TPM, Lean Manufacturing, WCM, etc.).
Observação Importante: O conteúdo dos Módulos poderá sofrer alterações em função das customizações solicitadas pelo cliente.
Conteúdo do Módulo 1: Os Desafios do Líder
- Definição de Competência (CHA – Conhecimento/Habilidade/Atitude)
- As Competências da liderança
- Os Desafios dos Gestores de 1º Nível
3.1. Gerenciamento e Liderança
3.2. Gestão por Processos
3.3. Definição de Responsabilidades
3.4. Indicadores e Metas - Matriz de Desenvolvimento Pessoal
- Desafio da Liderança: Poder x Influência
- Atitudes/Qualidades da Liderança
6.1. Inteligência Emocional
6.2. Liderança Situacional
Conteúdo do Módulo 2: Conhecendo e Motivando as Pessoas - PDCA – Método de Solução de Problemas
- Pirâmide das Necessidades de Maslow
- Motivação
- Teoria de Herzberg
- Comunicação Eficaz no Trabalho
5.1. Importância do Ponto de Vista
5.2. Comunicação Verbal e Não Verbal
5.3. Saber ouvir
Conteúdo do Módulo 3: Estruturação de Equipe e Gestão de Conflitos - Feedback
- Tipos de Feedback
- Etapas da Mudança de Comportamento
- Feedback Estruturado
- Dinâmica Feedback
- Estruturação de Equipes
- Diferença entre Grupo e Equipe
- Características das Pessoas nas Equipes
- Regras Básicas para Estruturação de Equipes
- Gestão de Conflitos
- Papel do Líder na Gestão de Conflitos
- Orientações para Solução de Conflitos
Conteúdo do Módulo 4: Desenvolvendo Equipes de Alto Desempenho - Empowerment
1.1. Ambiente de Trabalho Estruturado (Processos, Indicadores e Metas)
1.2. Os Passos para implantar o empowerment na Empresa
1.3. Cuidados com a Autonomia - Técnica para Execução Eficaz
- Preparação para a apresentação à Diretoria
- Conclusão