CURSO DE FORMAÇÃO DE SUPERVISORES

Tempo de leitura: 9 minutos

Um curso para você conseguir RESULTADOS significativos através das PESSOAS, utilizando um método prático, com ferramentas poderosas para o Supervisor fortalecer e motivar sua equipe.

Quando você entender as profundas mudanças na forma de trabalhar na função de gestor de 1º nível (supervisor, encarregado, coordenador, líder, etc.) e a necessidade de novas competências, ficará muito mais fácil enfrentar a realidade e conseguir RESULTADOS SIGNIFICATIVOS, no curto prazo.

É importante destacar que num ambiente em constante mudanças sempre serão necessários novos conhecimentos e ferramentas para alcançar Metas cada vez mais desafiadoras e com recursos cada vez mais escassos.

Antes de falar sobre o Curso, quero lhe fazer uma pergunta:

Os termos “Liderança” e “Lidar com Pessoas” não parecem muito genéricos?

Não quero ser o dono da razão, mas penso que é muito vago, por isso no Curso de Formação de Supervisores, quando falamos em Liderança ou Lidar com Pessoas entendemos:

  • Construção de Relacionamentos (Confiança)
  • Desenvolvimento de Pessoas (Técnico e Comportamental)
  • Motivação
  • Comunicação
  • Feedback
  • Gestão de Conflitos  

Muitos Supervisores não têm noção do impacto dessas mudanças e infelizmente ficam pelo caminho.

Veja o que aconteceu com o Pedro: um excelente operador de máquinas que foi promovido para Supervisor e “QUASE” foi mais uma vítima desse processo cruel.

Ele nunca foi preparado para lidar com as pessoas, com a mudança de atitude delas após a sua promoção, descobriu com muito sofrimento que “apelar” para amizade ou “pegar pesado” não funcionava.

E como tratar com os comportamentos inadequados: a falta de motivação, de comprometimento, pessoas sem iniciativa e proatividade?

Tudo isso era desconhecido, pois essas competências não eram necessárias na função anterior.

Ficou estressado, pois trabalhava que nem um bombeiro, apagando incêndios o dia inteiro. Toda hora tinha que correr atrás de alguma coisa que já tinha dado errado.

Fora isso, a cobrança das Metas. Todo mundo esperava que os resultados que ele conseguia quando era operador de máquinas, se repetissem na nova função; como não conseguia, a pressão era muito grande.

Ouço muito esse relato dos Supervisores. Tomará que você não esteja passando por isso, mas o Pedro trabalhava como um louco e os RESULTADOS não apareciam.

Até um dia que o gerente chamou para sua sala. Ele estava muito desanimado e frustrado, e nesse momento achou que seria demitido. Viu escorrer pelo ralo as ambições de uma carreira promissora, pensou nas dificuldades de recolocação num momento de crise, ficou muito preocupado quando lembrou da família, da esposa e nas condições para os filhos pequenos.

Mas como dizem: “Depois da tempestade vem a bonança”.

Ele não foi demitido, e ainda por cima, o gerente o inscreveu no Curso de Formação de Supervisores, e sua vida se transformou.

Aprendeu a se relacionar com as pessoas da sua equipe, se sentiu muito mais seguro quando aprendeu a entender as necessidades de cada um.

Com o domínio de novas ferramentas, organizou melhor o trabalho e deixou de trabalhar como bombeiro, ficou muito menos estressado.

O Pedro se recuperou, conseguiu atingir as metas e os resultados melhoram muito. Meses atrás ele foi promovido a gerente e todos estão muito satisfeitos.

Em outras palavras, ele aprendeu como conseguir RESULTADOS através das PESSOAS.

Eu comecei a observar essas situações, há muito tempo, quando coordenava programas de redução de perdas, aumento de produtividade e melhoria da qualidade atuando no nível operacional de diferentes empresas.

Tive oportunidade de conviver com esses supervisores e suas principais dificuldades e notei que a grande maioria assumiu a função sem nenhum tipo de orientação ou treinamento formal. Como foi com você?

Aprendi também que treinar Supervisores é diferente dos demais cargos gerenciais. Isto porque os Supervisores são responsáveis pela entrega dos produtos ou pela prestação de serviços durante todo o dia.

Nas minhas apresentações, faço uma comparação com um barco de rafting (aquele que desce pelas corredeiras dos rios), o Supervisor é o piloto do barco, e está junto com sua equipe enfrentando todos obstáculos e desafios do percurso turbulento.

Os demais gestores estão na margem, são responsáveis em disponibilizar os recursos necessários compatíveis aos desafios que serão enfrentados, trazer novas tecnologias, etc.

A dinâmica do Supervisor é mais intensa, pois está diretamente ligada à ação, e precisa ter ferramentas adequadas a esta realidade. Simples e rápidas.

Supervisor é Supervisor e Gerente é Gerente, tem que treinar de uma forma diferente.

Nesse curso vou compartilhar com você essa experiência, mostrar as competências necessárias para alcançar o sucesso e apresentar ferramentas exclusivas (simples e práticas), que vão facilitar sua jornada como Supervisor.

Não é mágica, é conhecimento colocado em prática, gerando RESULTADOS reais.

Curso de Formação de Supervisores

O que você irá aprender neste curso:

1º Módulo: Os Desafios dos Supervisores (Competências)

  • Introdução: Os desafios dos Supervisores: Quais as dificuldades e quais são as competências de gerenciamento e liderança necessárias para superá-las.
  • Dinâmica: Simulação Organizacional: Você irá vivenciar as dificuldades do dia a dia dos Supervisores
  • Visão Sistêmica (Mapeamento de Processos/Descrição de Cargos): Vou lhe ensinar como utilizar um Mapeamento de Processo (simplificado) para desenvolver visão sistêmica e a importância das Descrições de Cargo como ferramenta para definir responsabilidades.

2º Módulo: Gestão de Pessoas/Modelo Prático

  • Pirâmide de Necessidades de Maslow: Vamos olhar as pessoas de uma forma diferente.
  • Construção de Relacionamentos: Como utilizar a Inteligência Emocional na prática, com um exercício de reflexão rápido e simples.
  • Matriz de Desenvolvimento Pessoal (parte1): Baseada em Liderança Situacional esta ferramenta é o alicerce do método. Criamos uma matriz que ajuda no entendimento das pessoas como se relacionar com elas e como desenvolvê-las em função do domínio técnico e do comportamento.

Na parte 1 aprenderemos como “cuidar” das pessoas no período de experiência.

3º Módulo: Gestão de Pessoas/Motivação

  • Matriz de Desenvolvimento Pessoal (parte2): Iremos continuar trabalhando com a Matriz para as demais fases do desenvolvimento da equipe.
  • Motivação: Vou lhe mostrar as inúmeras oportunidades que temos para motivar sua equipe durante as rotinas do dia a dia.

4º Módulo: Como Resolver Problemas e Obter Resultados (PDCA)

  • PDCA de Resultados Rápidos: Você vai entender que se trabalhamos com metas, precisamos de uma ferramenta para alcançá-las, não somente de mais esforço.

E vai uma aprender uma forma prática e rápida para utilizar esta ferramenta.

5º Módulo: Comunicação e Feedback

  • Comunicação Verbal e Não Verbal e Saber Escutar: Vamos aprender a importância destes tópicos da comunicação para o Feedback
  • Tipos de Feedback
  • Feedback Estruturado: Aqui você vai aprender a utilizar mais uma ferramenta poderosa do Método Primeira Gestão, que reúne técnicas de PNL (Programação Neurolinguística) e Coaching para trabalhar mudança de comportamento das pessoas no trabalho.

6º Módulo: Equipes, Gestão de Conflitos e Empowerment

  • Estruturação de Equipes: Baseado num conceito de construção de times, você vai aprender que nos Módulos anteriores deste curso, já realizamos as atividades necessárias para montar uma equipe vencedora.

Gestão de Conflitos

  • O Gestor como Mediador: Você vai entender seu papel de mediador na gestão de conflitos e vamos analisar as diferenças entre as gerações BB, X e Y e seu impacto no ambiente de trabalho.
  • Empowerment: Fortalecer as pessoas é uma das principais competências na Primeira Gestão.E vai entender como as competências e ferramentas deste curso vão elevar o nível de autonomia e performance da sua equipe.
  • Dinâmica Final: A prática de cada competência desenvolvida nesse curso o levará para algum tipo de resultado. Mas se utilizar todas as competências de gerenciamento e liderança de forma integrada o seu potencial de resultados aumentará de forma significativa.

A experiência tem mostrado que os Supervisores que colocaram em prática os conhecimentos e ferramentas apresentados, obtiveram RESULTADOS INCRÌVEIS durante o curso.

Um dos grandes desafios que tenho é assegurar que em todos os meus treinamentos, o conhecimento possa ser colocado em prática, pois são as ações que levam aos RESULTADOS. Então é importante destacar algumas características do método utilizado neste curso:

  1. São desenvolvidas mais de 20 competências de gerenciamento e liderança;
  2. Durante os treinamentos transformamos conceitos e teorias em ações práticas do dia a dia, onde os participantes sabem o que fazer no dia seguinte, gerando ações concretas e resultados.
  3. Utilizamos as ferramentas mais simples, porém eficazes, condizentes com a dinâmica gerencial e autonomia destes profissionais;
  4. Muita dinâmica, jogos, exercícios e discussão em grupos, para facilitar o entendimento e compartilhar experiências.

São seis semanas que irão transformar sua vida, no relacionamento com as pessoas e na obtenção de resultados.

Terá início no próximo dia 09 de setembro e continua nos dias 16, 23 e 30 de setembro e 07 e 14 de outubro, sempre às segundas-feiras, das 18:00h às 22:00h no CIESP Piracicaba.

Mas seja rápido! As vagas são limitadas e o tempo tá correndo. Abraços e te vejo no CIESP, dia 9.

Faça sua inscrição aqui!

Quem é o Eugenio?

Eugenio Stipp atua como consultor na área de estruturação gerencial há mais de 29 anos. Além de ser palestrante e coaching executivo, lidera o único programa do Brasil que trabalha com a formação prática de supervisores, o Super Supervisor; que desenvolve competências de gerenciamento e liderança, transformando conhecimento em ação.

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1 comentário

  1. Avatar

    Acredito que todos deveriam se importar com o seu crescimento pessoal e profissional .

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