Tempo de leitura: 1 minuto
Avaliar o desempenho de cada integrante da sua equipe é fundamental para os Supervisores.
Você pode estar pensando: – mas na minha empresa não tem um sistema formal de avaliação. Neste caso, faça você mesmo, nem que seja muito simples.
1. Vamos dividir a avaliação em duas partes
a. Avaliação Técnica
b. Avaliação Comportamental
2. Avaliação Técnica. Lembra da Descrição de Cargos ( Competência #5 de 25)? Se tiver vai facilitar muito, caso contrário, pegue uma folha em branco e relacione as principais atividades e resultado esperado delas para cada função. E daí pontue uma a uma como está o desempenho técnico, isto é, o quanto ele domina as tarefas e como estão suas entregas: produtividade, qualidade e prazo.
3. IMPORTANTÍSSIMO: Precisamos avaliar o comportamento também. Muita gente não faz isso, e acaba complicando. Todo mundo sabe que contratamos as pessoas pelas suas competências técnicas, mas demitimos a maioria pelo comportamento.
Então agora é hora de deixar claro como andam as coisas: faltas, atrasos, muita conversa na hora errada, uso indevido de celular, falta de educação com os colegas, muita brincadeira, não para no posto de trabalho, etc., etc., etc..
Entendeu??? Isso tem que ficar muito claro, muito transparente.
4. Tem outra coisa que você não pode deixar de fazer. É deixar essas regras e suas expectativas muito claras quando recebe um novo colaborador. Depois de TREINAR na Descrição de Cargos (Competência # 5 de 25) é explicar detalhadamente como ele será avaliado no período de experiência e depois dele. Você vai sentir a diferença.
Essa atividade dá muita segurança para sua equipe, o moral e a motivação também aumentam quando você faz isso sistematicamente.
Bóra começá!!!!