Competência # 14 de 25: Motivação (parte 1 – Maslow)

Tempo de leitura: 3 minutos

24 + 25 = RESULTADOS

Esta fórmula resume o Método SuperSupervisor, são 24hs de treinamento para desenvolver 25 competências de gerenciamento e liderança de uma forma inovadora, transformando conceitos em ações concretas do dia a dia gerando RESULTADOS significativos no curto prazo.

Competência # 14 de 25:

Motivação (parte 1 – Maslow)

Vamos combinar?   MOTIVAÇÃO = MOTIVO PARA A AÇÃO

Algumas vezes sou procurado para fazer palestras de motivação. Essas pessoas ainda acreditam, que alguém de fora da empresa, tem uma fórmula mágica para motivar os colaboradores.

Elas precisam entender que é o ambiente interno, o clima organizacional, que pode fazer com que as pessoas se sintam motivadas. Muitos autores e palestrantes já disseram: “Motivação é uma porta que se abre por dentro”, é uma decisão, uma escolha pessoal.

Sendo assim, o que podemos fazer é oferecer condições para que as pessoas “queiram” se motivar, isto é, tenham motivos para agir em função da situação.

Daí, os Supervisores têm uma responsabilidade muito grande nesse processo, pois afinal de contas são os responsáveis diretos pela maioria das pessoas nas organizações e o que acontece com elas.

Vamos usar dois autores consolidados para exemplificar o que os Supervisores podem fazer no seu dia a dia para motivarem as suas equipes.

Maslow, em sua Pirâmide das Necessidades Humanas identificou cinco níveis de necessidades.

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Segundo Maslow, nós sempre iremos buscar suprir as necessidades de baixo para cima na Pirâmide. Tem lógica, né??

Trazendo para o âmbito da empresa, entendemos que o salário e benefícios supririam, na maioria das vezes, as necessidades fisiológicas e de segurança.

Então como líderes, devemos criar condições para que eles possam chegar ao topo da pirâmide.

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Então o que um Supervisor, considerando seu nível de responsabilidade e autonomia, pode fazer para suprir as necessidades:

Sociais:

  • Apresentar os novos colaboradores a cada membro da equipe, explicar qual a função que ele exercerá,
  • Incentivar o trabalho em equipe (exemplo: – montar um grupo de trabalho para resolver um problema – PDCA (Competência # 8 de 25),
  • Administrar os conflitos (Competência # 16 de 25),
  • Promover a interação com colaboradores de áreas de apoio, com superiores, e quando adequado, com fornecedores e clientes.

Estima:

  • RECONHECIMENTO: Acredito que essa seja a ferramenta mais acessível e potente para motivar sua equipe,
  • Reconheça o esforço adicional, os bons resultados, as boas sugestões e ideias. Não faltam motivos para agradecer e destacar as boas atitudes e o desempenho no trabalho,
  • Sempre faça reconhecimento em público.

Autorrealização:

  • Envolver os colaboradores, mais preparados, na solução dos problemas da área, para incentivar seu autodesenvolvimento,
  • Promover a inovação. Criar projetos de melhoria para estimular a criatividade,
  • Treinar, incansavelmente, sua equipe, para envolvê-los cada vez mais na tomada de decisão, e aumentar a autonomia da equipe. (Competência # 18 de 25 – Empowerment e Delegação)
  • Criar condições para que eles possam ajudar no desenvolvimento dos colaboradores menos experientes.

Então como você pode ver, a motivação está nas mãos dos Supervisores, todas as atividades propostas fazem parte das atribuições e responsabilidades do SuperSupervisor. É preciso colocar em prática.

Faça uma auto avaliação baseada nos itens acima. Como você tem motivado sua equipe????

Ainda tá aí parado??? Esperando o que???

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