Como reduzir o turnover em até 40% sem aumentar os custos.

Tempo de leitura: 3 minutos

Você já parou para pensar que o turnover causa muito mais perdas além dos elevadíssimos custos rescisórios impostos pela legislação.

Quando o turnover é alto você passa a trabalhar com equipes sem experiência e pouco treinadas, aí:

  • a produtividade é baixa
  • a quantidade de erros é enorme
  • os problemas de qualidade provocam altas perdas com refugo e retrabalho
  • os atrasos são constantes e deixam os clientes descontentes.

Enfim, geram enormes perdas para as organizações.

As pesquisas indicam que os “chefes” ainda continuam sendo um dos principais motivos de demissão nas empresas. A maioria das pessoas pedem demissão dos seus gestores e não da empresa.

Por outro lado, mais de 85% dos gestores de 1º nível (supervisores, encarregados, coordenadores, chefes, líderes, etc.), na sua primeira experiência de gestão, nunca receberam nenhum treinamento formal ou orientação para a nova função.

Tenho uma grande chance de acertar se disser que entre 65% e 85% do efetivo de sua empresa são de funções operacionais.

Isto significa que a maioria das pessoas está sob os cuidados de alguém que nunca foi preparado para lidar com elas.

Esses gestores não foram preparados para:

1.  Definir claramente as responsabilidades de cada função

2.  Construir um relacionamento de confiança com sua equipe

3.  Desenvolver as pessoas, de uma forma efetiva reduzindo o tempo da curva de experiência;

4.  Motivar as pessoas

5.  Solucionar conflitos:- fica mais fácil demitir do que resolver as divergências

6.  Dar feedbacks construtivos

7.  Estruturar sua equipe

É impressionante o número de relatos sobre pessoas que sabotam o próprio trabalho para serem “mandadas embora” e receberem seus “direitos”.

Ram Charam em Pipeline de Liderança, deixou claro que esta primeira experiência gerencial de um profissional, é uma das mais complicadas, porque tem muita novidade:

  • Um conjunto de novas competências de gerenciamento e liderança que não eram necessárias na função anterior (operacional),
  • Uma mudança na administração do tempo, onde ter tempo disponível para as pessoas é imprescindível, e
  • Entender profundamente a importância do seu papel como líder e gestor e que seus resultados dependem das pessoas, por isso, tem que trabalhar para o sucesso delas.

Como consequência desta falta de preparo, um estudo mostrou que:

  • 39% dos trabalhadores disseram que o seu supervisor não consegue cumprir as promessas;
  • 27% afirmaram que o seu supervisor fez comentários negativos sobre eles para os outros funcionários ou gerentes;
  • 24% indicaram que o seu chefe invadiu sua privacidade;
  • 23% disseram que seu supervisor culpava os outros para encobrir erros pessoais ou minimizar a situação.

Embora as empresas ofereçam salários justos, oportunidade de crescimento e uma série de benefícios, um gestor mal preparado pode levar o profissional a pedir demissão.

Muitas empresas ainda acreditam que somente as competências técnicas asseguram o sucesso desses profissionais, por isso não se preocupam com o desenvolvimento de novas competências (gerenciais e de liderança), necessárias para o pleno desempenho na função.

No quadro abaixo (adaptado do Pipeline de Liderança – Ram Charam) podemos ver a quantidade de novas competências necessárias para o bom desempenho nessas funções:

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Por isso, todo investimento na capacitação dos gestores de primeira viagem, geram ganhos imediatos e revertem rapidamente as perdas causadas pelo turnover.

E o melhor: sem aumento de custos para a empresa, uma vez que com a redução das perdas e os ganhos de produtividade e qualidade, os resultados anulam todas essas perdas.

Então, considere que cada centavo investido na capacitação desses gestores irá reduzir de forma significativa e rápida o turnover na sua empresa.

Acredite!!! Você poderá reduzir o turnover em até 40% em poucos meses se utilizar o método correto.

Observações: (1) Video autorizado pela empresa. (2) Liderança na Prática evoluiu para SuperSupervisor.

Eugenio Stipp se especializou no desenvolvimento de gestores de primeira viagem e é criador do método SuperSupervisor*

*SuperSupervisor é um programa inovador e prático, ESPECIALIZADO em gestores de 1º nível, que desenvolve mais de 20 competências gerenciais e de liderança.

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