Tempo de leitura: 3 minutos
Você já parou para pensar que o turnover causa muito mais perdas além dos elevadíssimos custos rescisórios impostos pela legislação.
Quando o turnover é alto você passa a trabalhar com equipes sem experiência e pouco treinadas, aí:
- a produtividade é baixa
- a quantidade de erros é enorme
- os problemas de qualidade provocam altas perdas com refugo e retrabalho
- os atrasos são constantes e deixam os clientes descontentes.
Enfim, geram enormes perdas para as organizações.
As pesquisas indicam que os “chefes” ainda continuam sendo um dos principais motivos de demissão nas empresas. A maioria das pessoas pedem demissão dos seus gestores e não da empresa.
Por outro lado, mais de 85% dos gestores de 1º nível (supervisores, encarregados, coordenadores, chefes, líderes, etc.), na sua primeira experiência de gestão, nunca receberam nenhum treinamento formal ou orientação para a nova função.
Tenho uma grande chance de acertar se disser que entre 65% e 85% do efetivo de sua empresa são de funções operacionais.
Isto significa que a maioria das pessoas está sob os cuidados de alguém que nunca foi preparado para lidar com elas.
Esses gestores não foram preparados para:
1. Definir claramente as responsabilidades de cada função
2. Construir um relacionamento de confiança com sua equipe
3. Desenvolver as pessoas, de uma forma efetiva reduzindo o tempo da curva de experiência;
4. Motivar as pessoas
5. Solucionar conflitos:- fica mais fácil demitir do que resolver as divergências
6. Dar feedbacks construtivos
7. Estruturar sua equipe
É impressionante o número de relatos sobre pessoas que sabotam o próprio trabalho para serem “mandadas embora” e receberem seus “direitos”.
Ram Charam em Pipeline de Liderança, deixou claro que esta primeira experiência gerencial de um profissional, é uma das mais complicadas, porque tem muita novidade:
- Um conjunto de novas competências de gerenciamento e liderança que não eram necessárias na função anterior (operacional),
- Uma mudança na administração do tempo, onde ter tempo disponível para as pessoas é imprescindível, e
- Entender profundamente a importância do seu papel como líder e gestor e que seus resultados dependem das pessoas, por isso, tem que trabalhar para o sucesso delas.
Como consequência desta falta de preparo, um estudo mostrou que:
- 39% dos trabalhadores disseram que o seu supervisor não consegue cumprir as promessas;
- 27% afirmaram que o seu supervisor fez comentários negativos sobre eles para os outros funcionários ou gerentes;
- 24% indicaram que o seu chefe invadiu sua privacidade;
- 23% disseram que seu supervisor culpava os outros para encobrir erros pessoais ou minimizar a situação.
Embora as empresas ofereçam salários justos, oportunidade de crescimento e uma série de benefícios, um gestor mal preparado pode levar o profissional a pedir demissão.
Muitas empresas ainda acreditam que somente as competências técnicas asseguram o sucesso desses profissionais, por isso não se preocupam com o desenvolvimento de novas competências (gerenciais e de liderança), necessárias para o pleno desempenho na função.
No quadro abaixo (adaptado do Pipeline de Liderança – Ram Charam) podemos ver a quantidade de novas competências necessárias para o bom desempenho nessas funções:
Por isso, todo investimento na capacitação dos gestores de primeira viagem, geram ganhos imediatos e revertem rapidamente as perdas causadas pelo turnover.
E o melhor: sem aumento de custos para a empresa, uma vez que com a redução das perdas e os ganhos de produtividade e qualidade, os resultados anulam todas essas perdas.
Então, considere que cada centavo investido na capacitação desses gestores irá reduzir de forma significativa e rápida o turnover na sua empresa.
Acredite!!! Você poderá reduzir o turnover em até 40% em poucos meses se utilizar o método correto.
Observações: (1) Video autorizado pela empresa. (2) Liderança na Prática evoluiu para SuperSupervisor.
Eugenio Stipp se especializou no desenvolvimento de gestores de primeira viagem e é criador do método SuperSupervisor*
*SuperSupervisor é um programa inovador e prático, ESPECIALIZADO em gestores de 1º nível, que desenvolve mais de 20 competências gerenciais e de liderança.