Competência # 13 de 25: Comunicação

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24 + 25 = RESULTADOS

Esta fórmula resume o Método SuperSupervisor, são 24hs de treinamento para desenvolver 25 competências de gerenciamento e liderança de uma forma inovadora, transformando conceitos em ações concretas do dia a dia gerando RESULTADOS significativos no curto prazo.

Competência # 13 de 25:

Comunicação!

E, em segundo lugar! Problemas de Comunicação. Depois da dificuldade em lidar com pessoas essa é a segunda maior reclamação que ouço nas organizações.

Quero fazer uma abordagem um pouco diferente, não me restringindo à qualidade da mensagem entre emitente e emissor, mas sim nos meios envolvidos nesse processo complexo e amplo que é a comunicação.

Vamos falar dos canais, das maneiras como se pode passar as mensagens no âmbito do Supervisor. Quais recursos ele tem para assegurar a qualidade da informação para sua equipe.

1. Objetivos Claros e Metas (Competência # 1 de 25)

  • Os objetivos e metas dão a direção a ser seguida pela equipe. O pleno entendimento de onde se quer chegar, facilita a tomada de decisão e conseguimos direcionar os esforços das pessoas no sentido certo aumentando as chances de se atingir os resultados.
  • Assegurar que todos na equipe tenham o pleno entendimento dos objetivos e metas, garante que as informações, as prioridades e necessidades de mudanças sejam melhor entendidas por todos.

2. Definição de Responsabilidades/Descrição de Cargos (Competências # 2 e 3 de 25)

  • Quando todos sabem o seu papel, suas atribuições, os limites deonde começa e termina sua responsabilidade, sabe claramente quais são as atribuições do seu cargo e as expectativas sobre suas entregas, as atividades fluem com muito mais facilidade.
  • O conhecimento prévio dessas informações resulta num comprometimento maior dos colaboradores, que desta forma, focam os seus esforços no que é importante e diminuem os conflitos

3. Mapeamento de Processo (Competência # 4 de 25)

  • A visão sistêmica do processo, permite aos colaboradores entenderem a interdependência entre as atividades do setor, garantindo assim o fluxo constante das informações, necessárias à execução das tarefas.

4. Construção de Relacionamentos (Competência # 9 de 25)

  • Construir relacionamentos no trabalho, começa pela observação das pessoas, falar com elas, entender o momento de vida de cada um e por aí a fora.
  • A partir do diálogo, a relação se estabelece e conhecer seu interlocutor é fundamental para uma comunicação clara e assertiva.

5. Matriz de Desenvolvimento Pessoal (Competência # 10 de 25)

  • A Matriz é uma excelente ferramenta para definir a qualidade da comunicação. Uma vez identificada a necessidade de um grupo, as mensagens deverão ser adequadas para aquelas pessoas.
  • Por exemplo: quando o Supervisor vai passar uma atividade para um colaborador iniciante, deve fazer de maneira clara e muito detalhada.
  • Já fizer desse jeito para os mais experientes, você passará a mensagem de que não reconhece as habilidades daquele profissional e não confia nele.

6. Feedback (Competência 11 # de 25)

  • É a oportunidade de se estabelecer uma comunicação individualizada e profunda. Tanto sobre as questões técnicas e as comportamentais.
  • Nessa oportunidade, você pode expor os pontos fortes e fracos, suas expectativas, projeções do futuro, etc.

7. Estruturação de Equipes (Competência # 15 de 25)

  • A mensagem aqui é a do trabalho em equipe e da colaboração. O entendimento de seu papel dentro da equipe de trabalho, facilita a comunicação das atividades necessárias, das prioridades, e tudo fica mais fácil.

8. Gestão de Conflitos (Competência # 16 de 25)

  • Quanto mais clara e transparente for a comunicação em todos os itens anteriores, os conflitos entre as pessoas de sua equipe tendem a ser mínimos.

O meu intuito era te mostrar, que a comunicação é algo complexo, porém necessário à condução de suas atividades como Supervisor, e a boa notícia éque ela faz parte integrante de um grande número de competências, obrigatórias para o sucesso destes gestores.

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