Competência # 14 de 25 (parte 2 – Herzberg)

Tempo de leitura: 2 minutos

24 + 25 = RESULTADOS

Esta fórmula resume o Método SuperSupervisor, são 24hs de treinamento para desenvolver 25 competências de gerenciamento e liderança de uma forma inovadora, transformando conceitos em ações concretas do dia a dia gerando RESULTADOS significativos no curto prazo.

Competência # 14 de 25: Motivação (parte 2 – Herzberg)

Vamos combinar???? MOTIVAÇÃO = MOTIVO PARA A AÇÃO

Como disse no artigo anterior, os Supervisores são os responsáveis por motivar suas equipes, lembrando que eles lideram a grande maioria das pessoas nas organizações.

Na parte 1 dessa competência eu falei do Maslow, agora vamos utilizar a Teoria dos Dois fatores do Herzberg , e ver o que o Supervisor pode fazer na prática utilizando esse conhecimento.

Em resumo, o Herzberg fez uma pesquisa para descobrir o que motivava as pessoas no trabalho.

E chegou à seguinte conclusão. Ele chamou de Fatores de Manutenção as coisas que não motivavam, mas se fossem inadequadas desmotivavam as pessoas.

Um dos fatores de manutenção mais polêmicos é salário, ele disse que não motivava, porém se fosse menor do que o mercado, isso desmotivaria. Aí tem pano prá manga.

Vamos falar dos fatores motivadores, que realmente importa. Ele disse que os fatores que realmente importam, são:

1. Crescimento: As pessoas querem ter oportunidade de crescimento na carreira. Daí o Supervisor, precisa deixar claro para cada pessoa quais os caminhos ele pode trilhar. Se a empresa tem um plano de carreira, facilita muito as coisas, e por último, tem que deixar que eles aproveitem as oportunidades, não adianta querer “segurar”, que eles ficarão desmotivados e irão embora da mesma maneira.

2. Desenvolvimento: Os colaboradores se sentem motivados quando percebem que estão evoluindo no seu trabalho, aprendendo coisas novas, assumindo mais responsabilidades, sabendo que quando as oportunidades surgirem ele estará pronto. (Competência # 10 de 25)

3. Responsabilidade: Aqui muita gente confunde responsabilidade com mais trabalho, e na verdade é responsabilidade para tomar decisões. O Supervisor tem de acelerar o desenvolvimento técnico e comportamental das pessoas, para que possa delegar e dar mais autonomia para cada colaborador.

4. Reconhecimento: Como já disse antes essa é a ferramenta mais acessível e poderosa nas mãos dos Supervisores. Reconheça o esforço adicional, os bons resultados, as boas sugestões e ideias. Não faltam motivos para agradecer e destacar as boas atitudes e o desempenho no trabalho,

5. Realização: As pessoas querem fazer aquilo que gostam, que dá prazer, então o Supervisor precisa conhecer os projetos de vida das pessoas de sua equipe (Competência # 9 de 25) e alinhar esses desejos às oportunidades que aquele trabalho pode oferecer.

Todas as ações propostas acima, estão alinhadas com as atribuições e responsabilidades da função Supervisão, cabe a você colocar em prática no dia a dia.

Não se esqueça, uma das competências essenciais é entender e trabalhar para que cada colaborador da sua equipe possa ser o melhor que ele puder, você tem que trabalhar para o sucesso das pessoas.

E então, você está fazendo alguma coisa para manter sua equipe motivada??

Pense nisto: “Gente feliz, produz mais e melhor”.

Siga-me e fique por dentro das novidades:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *