Competência # 2 de 25:

Tempo de leitura: 2 minutos

Método SuperSupervisor

Esta fórmula resume o Método SuperSupervisor, são 24hs de treinamento para desenvolver 25 competências de gerenciamento e liderança de uma forma inovadora, transformando conceitos em ações concretas do dia a dia gerando RESULTADOS significativos no curto prazo.

As 25 competências

Competência # 2 de 25:

Visão Sistêmica (Super Visão)

Era uma vez um Supervisor, que havia sido o melhor montador de caixas numa empresa de panificação e um belo dia foi promovido.

No setor de embalagem, que era responsável eles precisavam montar as caixas de papelão, embalar os produtos, identificar e fechar as caixas e enviá-las para a expedição ou almoxarifado.

O problema é que quase nunca conseguiam fazer isso sem usar horas extras ou fazer um mutirão com pessoal de outros setores para finalizar a produção do dia.

Todo o dia o Supervisor se juntava a equipe para montar caixas, e produzia muito mais que as outras pessoas da equipe, pois foi escolhido justamente por isso, e mesmo assim o resultado não aparecia.

Eu pedia, que ele deixasse de montar caixas, procurasse enxergar o que estava acontecendo e passasse a fazer, de fato, a gestão do seu setor.

Mas ele sempre rebatia dizendo: se comigo montando caixas não atingimos a meta, imagine se eu não estiver fazendo isso, o desastre vai ser maior ainda.

Resumindo a história, filmamos um dia de trabalho e depois mostramos a ele o que não conseguia ver enquanto ficava montando as caixas:

  • O grupo de profissionais com mais experiência produziam em torno de 60% que poderiam, por falta de supervisão,
  • Como o turnover era elevado, tinha um grande número de pessoas sem experiência, com grande dificuldade para montar as caixas e sem orientação,
  • De tempos em tempos faltava caixa de papelão ou fitas adesivas para fechamento das caixas e muitos ficavam parados esperando o reabastecimento.

Quando ele parou de montar caixas, passou a enxergar os problemas e atuar sobre eles, o resultado mudou e as metas passaram a ser atingidas diariamente.

No geral, os supervisores são promovidos pela sua competência técnica, por serem excelentes na execução de tarefas. Isso faz que ele enxergue o trabalho como um “amontoado de tarefas” que deve ser realizado durante o dia.

E nesta condição, sua zona de conforto está na realização de tarefas. Isso influencia na formação de seu modelo mental (mindset), isto é, da maneira que ele enxerga o trabalho: – o valor está na execução de tarefas.

Mas, se não entenderem que seu setor funciona como um sistema, onde existe um fluxo de informações, de trabalho e de materiais e insumos, e que algumas coisas têm que acontecer antes de outras, ele não conseguirá planejar, organizar e nem distribuir tarefas de forma efetiva.

A mudança do modelo mental, desenvolvendo a Visão Sistêmica, é um dos maiores desafios na Formação de Supervisores, temos que mostrar que existem atividades de gerenciamento e liderança que fazem parte da nova função, e que se ele não as executar os resultados estarão sempre comprometidos. 

Siga-me e fique por dentro das novidades:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *