Tempo de leitura: 2 minutos
Esta fórmula resume o Método SuperSupervisor, são 24hs de treinamento para desenvolver 25 competências de gerenciamento e liderança de uma forma inovadora, transformando conceitos em ações concretas do dia a dia gerando RESULTADOS significativos no curto prazo.
Mapeamento de Processos – planejamento, orçamento, força de trabalho.
Eu considero que Mapear Processos é um dos exercícios mais legais para ampliar a visão dos Supervisores e mudar seu modelo mental (de tarefa para visão sistêmica – ver Competência # 2 de 25).
Vou te mostrar uma maneira bem simples de realizar esse exercício.
Primeiro, utilizo o Diagrama de Ishikawa ou Diagrama de Causa e Efeito para representação dos processos.
O diagrama pode representar uma empresa ou um departamento, mas para o Supervisor o objetivo é que represente um posto de trabalho.
Um ponto importante aqui, é que eles enxerguem os produtos, isto é, as entregas decorrentes das atividades de cada posto de trabalho, que pode ser um produto físico ou parte dele, uma informação, um relatório, um atendimento telefônico, ou ainda uma prestação de serviço, ou melhor o resultado dela.
A representação de um processo seria então dessa forma:
Vamos ver um exemplo: Imagine uma pequena fábrica de bolos:
Processo 1: Separação e pesagem dos ingredientes
Insumos: Ingredientes separados e pesados de acordo com a receita
Processo 2: Preparação da Massa
Insumo: Massa pronta para assar
Processo 3: Assar o Bolo
Insumo: Bolo assado (sem recheio e cobertura)
Processo 4: Preparação do Recheio e Cobertura
Insumo: recheios e Cobertura prontos
Processo 5: Rechear, fazer a cobertura e embalar o Bolo
Produto: Bolo pronto para entregar para o Cliente
Cada processo é um posto de trabalho. Dessa forma, fica claro o fluxo de informações, o fluxo de materiais e insumos e a sequência de trabalho. Você poderia ter uma pessoa e uma função para cada etapa do processo.
Os Supervisores devem aprender a mapear seus processos para ter uma visão clara da distribuição das tarefas e dos recursos necessários para realização do trabalho.
O mapeamento é a ferramenta que ele utiliza para planejar, dimensionar a força de trabalho, assegurar a produtividade e controlar gastos e despesas.