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Definição de Clara Responsabilidades
Impressionante!!!! Pode parecer óbvio falar desta competência, mas na prática existe uma diferença enorme de expectativa entre o que o gestor espera de um colaborador e o que ele acha que tem que entregar.
Faça o seguinte teste:
1. Escolha um funcionário experiente,
2. Pegue uma folha em branco e escreva todas as atribuições que você espera da função que ele exerce,
3. Agora pergunte a ele para descrever sua função, as atividades e entregas que deve realizar,
4. Não esqueça da responsabilidade na tomada de decisões,
5. Avalie a diferença.
Na grande maioria das vezes existe uma diferença muito grande de expectativas entre as duas partes. Se isso acontece com alguém experiente, imagine com os mais novos, aqueles que estão começando na função.
Muita gente acredita que responsabilidade se refere simplesmente às tarefas que o colaborador deve executar, porém é muito mais que isso.
Mais do que simplesmente as tarefas, o colaborador deve:
- Saber como o resultado do seu trabalho interfere nas atividades
seguintes do seu setor,
- Como seu trabalho impacta no produto final ou serviço e de que maneira ele pode afetar o cliente,
- Qual é o nível de autonomia que ele tem para tomar decisões no dia a dia,
- De que maneira ele deve se comunicar com os outros setores (fornecedores e clientes internos) e áreas de suporte,
- Como deve se comportar nas relações com outras pessoas na empresa.
Enfim, não é uma atividade simples, mas o Mapeamento de Processos (ver Competência # 3 de 25) pode ajudar muito nessa missão. Realmente é um exercício que recomendo para todos os Supervisores
Os líderes têm que ter uma comunicação muito clara, transparente sobre as responsabilidades e expectativas que tem com relação a cada colaborador de sua equipe.
Pense nisso, os ganhos quando todos tem uma visão clara de suas responsabilidades são fantásticos. Experimente!!!