Competência #5 de 25:

Tempo de leitura: 2 minutos

Uso da Descrição de Cargos como ferramenta

  • Quando foi a última vez que você viu sua Descrição de Cargos???
  • E a Descrição de Cargos das pessoas de sua equipe???
  • Elas estão atualizadas e descrevem realmente as atribuições e responsabilidades de cada cargo???

Mas a Descrição de Cargos não é de responsabilidade do RH???

N – A – O – ~!!!! Quem entende, ou deveria entender, sobre as atribuições de cada função são os Supervisores de cada área ou setor da organização, que estão ali na rotina do dia a dia, e sabe das necessidades.

O RH é o responsável pela guarda e atualização dos documentos, atendendo os sistemas de gestão, mas o conteúdo é de responsabilidade dos gestores. Conhecer em detalhes a Descrição de Cargos de cada função de sua equipe é imperativo para todos os Supervisores.

Quando pergunto sobre isso nos treinamentos, o pessoal responde que já foi “FALADO” no processo de recrutamento ou na integração.

Mas imagine o estado mental de uma pessoa durante todas essas etapas iniciais, a ansiedade, as novidades, as expectativas no novo ambiente, etc.

Você acredita mesmo que ele vai se lembrar em detalhes das atividadesinerentes ao seu cargo. Costumo “brincar” dizendo, que as poucas coisas que ele vai lembrar é do salário e quando vai receber, tem vale ou não, o que tem na cesta básica e quais são os benefícios e quando poderá usá-los.

Mas o assunto é sério!!! No Método SuperSupervisor utilizamos as Descrições de Cargo como uma poderosa ferramenta. É fundamental na definição clara de responsabilidades (ver Competência # 4 de 25).

Uma das primeiras atividades com um novo integrante da equipe é TREINÁ-LO na Descrição de Cargo. TREINAR significa assegurar pleno entendimento das suas atribuições técnicas e comportamentais exigidas na nova função.

MAS EU FALEI PRÁ ELE!!! É frase que eu mais ouço dos Supervisores, quando questiono sobre a preparação inicial de um novo colaborador.

FALEI PRÁ ELE. Não é treinamento!!!! Precisa treinar de verdade, isto é, explicar em detalhes, mostrar como se faz, deixar claro todas as atribuições e tarefas inerentes à função, tirar a ansiedade assegurando que ele terá todo o apoio na fase de aprendizado, e mais uma coisa muito importante: – o comportamento esperado do colaborador.

Os resultados que tenho alcançado com essa prática são fantásticos, conseguimos reduzir drasticamente o tempo da Curva de Aprendizado, diminuindo os erros e melhorando a performance do time.

Corre lá dar uma olhada nas Descrições de Cargo!

Siga-me e fique por dentro das novidades:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *