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Solução de Problemas
Tive a oportunidade de trabalhar com o Prof. Falconi que sempre dizia: “gerenciar é resolver problemas e atingir metas…”
A primeira coisa a ser feita, é preparar os Supervisores para detectar os problemas e enxergar as perdas do seu setor.
Parece fácil, mas este é um grande desafio para aqueles Supervisores que estão na sua zona de conforto focados na realização de tarefas (ver Competência # 2 de 25 – Visão Sistêmica).
Esses profissionais não conseguem planejar, apenas reagir, quando as coisas já deram erradas. Daí viram bombeiros e apagam incêndios todo o dia, o dia todo.
Eles precisam de uma ferramenta para analisar e solucionar os problemas, assegurando a melhoria contínua nos seus setores. No Método SuperSupervisor utilizamos o PDCA, que é uma ferramenta simples, mas muito eficaz quando utilizada corretamente.
O Supervisor tem que monitorar seus resultados (ver Competência # 1 de 25) e daí utilizar o PDCA para analisar e identificar as causas dos problemas e montar um Plano de Ação para eliminá-las.
Sugiro que ao final de todo o mês, avalie o desempenho do seu setor, identifique as perdas que estão comprometendo as suas metas.
Tem muita gente que trabalha de uma forma equivocada com metas, entendendo que as metas são um instrumento de pressão. Daí as pessoas se vem pressionadas para trabalhar por mais tempo ou mais rapidamente as atividades, podendo levar à problemas de aumento nas perdas e pode ainda piorar a qualidade.
Com o PDCA queremos fazer MELHOR, ou seja, mais rápido, com menos custos e mais qualidade e só consigo isso se alterar o meu processo (ver Competência # 3 de 25), introduzindo novos conhecimentos.
Assim, com o PDCA, os Supervisores passam a ter controle sobre o desempenho de seus processos e sucesso no atingimento das metas.
E aí, Supervisor? Como estão seus RESULTADOS?