Método SuperSupervisor – Competência # 6 de 25

Tempo de leitura: 2 minutos

24 + 25 = RESULTADOS

Esta fórmula resume o Método SuperSupervisor, são 24hs de treinamento para desenvolver 25 competências de gerenciamento e liderança de uma forma inovadora, transformando conceitos em ações concretas do dia a dia, gerando RESULTADOS significativos no curto prazo.

Competência # 6 de 25:

Monitoramento das Atividades

“Quem não mede não gerencia…..” Deming???, Juran??? ou Kaplan???

Já vi essa frase ser atribuída para diversos autores, entre eles Deming, Juran e Kaplan. Não sei realmente qual deles é o verdadeiro autor, mas posso assegurar que na prática ela expressa uma realidade incontestável.

Para os Supervisores, monitorar as atividades não é simplesmente acompanhar a execução de tarefas, mas sim ter informações suficientes sobre o RESULTADO delas e o seu impacto na performance da empresa.

Com as versões mais novas da ISO 9000 tenho encontrado nas empresas uma quantidade enorme de controles operacionais e indicadores, mas na prática poucos conhecem efetivamente como eles são coletados e calculados.

O pleno entendimento dos indicadores, é uma competência essencial para os gestores operacionais. Entender as tendências de melhoria ou perdas vai garantir as ações necessárias para a sobrevivência da empresa e o sucesso do Supervisor.

E não basta somente o Supervisor entender, mas toda sua equipe deve ter pleno entendimento dos controles e indicadores do seu setor. Eu sempre brinco que quando a carinha vermelha está no gráfico, eles sabem que o “pessoal lá de cima” fica todo estressado.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Enfim, todo colaborador deve entender os indicadores e como o seu trabalho afeta os resultados.

Imagine você fazendo uma viagem. O velocímetro indica a velocidade que você está trafegando e que determinará a hora que você chegará ao seu destino.

  • Se você diminuir a velocidade vai chegar mais tarde
  • Se pegar um congestionamento, também irei atrasar
  • Se furar um pneu, e assim por diante, vários fatos podem alterar o tempo da sua viagem

O problema é quando você tem um compromisso importante, com horário definido, você precisa reagir aos acontecimentos durante a viagem, porém o que se vê é que atrasamos e depois justificamos todos os problemas que aconteceram pelo caminho.

Quando eu entendo do “cálculo” envolvido eu consigo tomar decisões para resolver ou minimizar os impactos dos eventos ocorridos. Eu só terei sucesso se entender os impactos no resultado e souber como reagir.

Corra conferir se sua equipe entendem, “DE FATO”, seus indicadores e gráficos!!!

Siga-me e fique por dentro das novidades:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *