Programa de Formação de Supervisores Treinamento + Mentoria (40hs) – (somente in company)

Tempo de leitura: 2 minutos

Objetivo: Atingir metas operacionais (custo, produtividade, perdas) através da formação e capacitação dos Supervisores. O programa é baseado no desenvolvimento de competências de gerenciamento e liderança, utilizando ferramentas que transformam o conhecimento em ações concretas do dia-a-dia e gerem RESULTADOS no curto prazo.

Público-Alvo: Supervisores, Encarregados, Coordenadores, Líderes e Gestores destes profissionais

Carga Horária: Quatro dias para treinamento e quatro dias de mentoria, totalizando 40 horas por participante, sendo:

  • Módulo 1: Os Desafios do Líder (4+4 horas)
    • Sessão de mentoria em grupo (sessões de 2hs)
  • Módulo 2: PDCA, Motivação e Comunicação (4+4 horas)
    • Sessão de mentoria em grupo (sessões de 2hs)
  • Módulo 3: Feedback, Estruturação de Equipes e Gestão de Conflitos (4+4 horas)
    • Sessão de mentoria em grupo (sessões de 2hs)
  • Módulo 4: Desenvolvendo Equipes de Alto Desempenho (4+4 horas)
    • Workshop de Apresentação dos Projetos

Mentoria: Sessões em pequenos grupos com duração de 2 horas, que tem como objetivo avaliar os resultados das atividades práticas e orientar os participantes em suas dificuldades.

Preparação/Customização: Estabelecer as METAS que direcionarão o programa.

O Programa pode ser customizado em função:

• da cultura e políticas da empresa
• dos resultados esperados (indicadores e metas)
• da escolha das competências (mapa de competências e avaliações de desempenho)
• dos sistemas e ferramentas gerenciais disponíveis (ISO 9001, TPM, Lean Manufacturing, WCM, etc.).

Observação Importante: O conteúdo dos Módulos poderá sofrer alterações em função das customizações solicitadas pelo cliente.

Conteúdo do Módulo 1: Os Desafios do Líder

  1. Definição de Competência (CHA – Conhecimento/Habilidade/Atitude)
  2. As Competências da liderança
  3. Os Desafios dos Gestores de 1º Nível
    3.1. Gerenciamento e Liderança
    3.2. Gestão por Processos
    3.3. Definição de Responsabilidades
    3.4. Indicadores e Metas
  4. Matriz de Desenvolvimento Pessoal
  5. Desafio da Liderança: Poder x Influência
  6. Atitudes/Qualidades da Liderança
    6.1. Inteligência Emocional
    6.2. Liderança Situacional
    Conteúdo do Módulo 2: Conhecendo e Motivando as Pessoas
  7. PDCA – Método de Solução de Problemas
  8. Pirâmide das Necessidades de Maslow
  9. Motivação
  10. Teoria de Herzberg
  11. Comunicação Eficaz no Trabalho
    5.1. Importância do Ponto de Vista
    5.2. Comunicação Verbal e Não Verbal
    5.3. Saber ouvir
    Conteúdo do Módulo 3: Estruturação de Equipe e Gestão de Conflitos
  12. Feedback
  13. Tipos de Feedback
  14. Etapas da Mudança de Comportamento
  15. Feedback Estruturado
  16. Dinâmica Feedback
  17. Estruturação de Equipes
  18. Diferença entre Grupo e Equipe
  19. Características das Pessoas nas Equipes
  20. Regras Básicas para Estruturação de Equipes
  21. Gestão de Conflitos
  22. Papel do Líder na Gestão de Conflitos
  23. Orientações para Solução de Conflitos
    Conteúdo do Módulo 4: Desenvolvendo Equipes de Alto Desempenho
  24. Empowerment
    1.1. Ambiente de Trabalho Estruturado (Processos, Indicadores e Metas)
    1.2. Os Passos para implantar o empowerment na Empresa
    1.3. Cuidados com a Autonomia
  25. Técnica para Execução Eficaz
  26. Preparação para a apresentação à Diretoria
  27. Conclusão