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Um dia desses, estava conversando com um Supervisor, que reclamava que lhe deram tantas atribuições que agora ele passa a maior parte do seu tempo em longas reuniões ou no escritório preenchendo relatórios e planilhas. Esse tipo de reclamação tem sido bastante frequente.
Supervisor é aquele cara que cuida do pessoal que bota a mão na massa, também conhecido como encarregado, coordenador, líder, chefe, etc.
Vivemos numa época de intensas mudanças, que exige das empresas muita velocidade, flexibilidade, agilidade na tomada de decisão e rapidez na execução. Isso só é possível se conseguirmos dar poder à quem executa (lembra do empowerment?) Nosso grande desafio é ter equipes preparadas para tomar decisões.
Esta situação provoca significativas mudanças nas responsabilidades dos supervisores, exige desses profissionais um novo conjunto de competências de gerenciamento e liderança, como nunca antes havia sido necessário.
E aqui nos deparamos com dois extremos: de um lado uma grande maioria que não recebe nenhum tipo de orientação ou treinamento para assumir a função, e do outro lado, supervisores que tem sido treinado como gerentes.
Mas, Supervisor é Supervisor e Gerente é Gerente. Quero dizer que a dinâmica gerencial, o foco da gestão, destes dois profissionais é muito diferente. O Supervisor tem que viver o dia a dia, não pode ficar distante da operação, do front onde as coisas acontecem, porém, não executando o trabalho.
Por isso, as competências e ferramentas utilizadas devem ser diferentes, ter um timing diferente. Os supervisores devem agir como pilotos de barcos de rafting, ele está junto com a equipe enfrentando as corredeiras, enquanto o gerente está na margem, olhando à distância, dando o suporte necessário: planejando a descida e disponibilizando os melhores recursos.
O momento é de reavaliarmos as responsabilidades e a capacitação dos Supervisores. É um grande desafio, pois eles são a chave do sucesso para obtenção de RESULTADOS em qualquer organização. Lembrem-se: eles são responsáveis pela maioria das pessoas e pelos processos que mais agregam custo aos seus produtos e serviços.
As competências essenciais para os Supervisores neste novo cenário são:
1. Lidar com pessoas, isto é, construir relacionamentos, desenvolver sua equipe, motivar, dar feedbacks construtivos, reconhecer e valorizar, dar apoio emocional e criar um clima propício ao crescimento profissional e pessoal.
2. Organizar o trabalho: definindo claramente as responsabilidades, estabelecendo objetivos e metas, solucionando problemas e removendo obstáculos, facilitando a execução das tarefas, monitorando e avaliando o desempenho.
E a principal competência dos Gerentes é desenvolver e dar apoio para assegurar que os Supervisores sejam Supervisores, ou melhor ainda: SuperSupervisores.
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