Vive apagando fogo na sua empresa? Dá uma lida nesse texto!

Tempo de leitura: 5 minutos

Saiba o porquê você anda sem tempo para nada.

Tudo é urgente e crítico. Termina o dia cansado e estressado por não ter dado conta de tudo. E o pior, sabe que amanhã vai apagar os mesmos incêndios.

O responsável por você estar trabalhando como um bombeiro, apagando incêndios o dia todo, todo dia, é o seu modelo mental.

Um modelo mental é a maneira que uma pessoa enxerga a sua realidade, é resultado de todas as suas experiências, histórias de vida e situações que enfrentou. Ele que define como você percebe o que acontece a sua volta, como irá se sentir em cada situação, como pensa e como irá agir.

É muito provável que você tenha sido promovido para esta posição, pois se destacou como um excelente colaborador, atuando como: operador de máquina, técnico de manutenção, comprador, vendedor, analista administrativo ou financeiro,  operador de logística, analista de qualidade ou PCP entre outras. E foi nestas funções você criou o seu modelo mental.

Para você entender como seu modelo mental faz com que você atue como um bombeiro, você precisa saber três coisas:

  1. Modelo mental do colaborador individual

O colaborador individual chega pela manhã, anota seu ponto e vai para o seu posto de trabalho. Chegando lá, ele tem uma rotina pré-definida ou recebe conjunto de tarefas a serem cumpridas naquele dia. À partir daí começa a executar as tarefas e vai realizando uma após a outra até o horário do almoço. Faz uma pausa, cumpre o seu horário e retorna para concluir as tarefas até final do seu turno de trabalho. Volta para casa e no próximo dia esta rotina se repete.

Então a maneira como ele percebe o trabalho, como se organiza e sua disciplina está focada no cumprimento de tarefas. Ele é cobrado e reconhecido pela sua capacidade de realização das tarefas. É desta forma que ele enxerga o trabalho, este é seu modelo mental.

  1. Modelo mental de tarefa para o Supervisor

O problema é quando um profissional é promovido e adota o modelo mental de tarefas na sua nova função. Eles enxergam sua área de trabalho como um amontoado de tarefas a serem cumpridas e começam o dia empenhados na sua realização, na maioria das vezes envolvidos pessoalmente nas atividades. É uma posição confortável, pois são bons nisso, é por isso que foram reconhecidos e promovidos. Porém trabalham arduamente, e não conseguem dar conta de tudo. Chegam mais cedo, vão embora mais tarde e mesmo assim não conseguem cumprir todas as tarefas, voltam para casa cansados, estressados e frustrados com os resultados. Eles precisam de um novo modelo mental para organizar e distribuir as tarefas e obter resultados.

  1. Visão sistêmica como modelo mental

Acontece que os setores de trabalho, as áreas, os departamentos das organizações não são organizados como um amontoado de tarefas, mas sim como um fluxo de informações e/ou materiais, um conjunto sistêmico de atividades que tem interdependência entre elas, onde algumas coisas precisam ser feitas antes de outras. Também devemos considerar que nem sempre os recursos estão disponíveis para uma distribuição uniforme de tarefas e com frequência podemos ter problemas como falta de um colaborador, uma máquina que quebra, uma matéria prima que falta ou veio errada e é necessário redistribuir essas tarefas, definir outras prioridades. Se está envolvido na execução das tarefas, não tem a percepção desses problemas e a organização do trabalho fica comprometida.

Você precisa mudar seu modelo mental para conseguir sucesso e obter os resultados, você precisa enxergar seu trabalho de forma sistêmica, um conjunto de atividades relacionadas que você precisa a todo instante saber o que não está funcionando bem e tomar as medidas necessárias para corrigi-las.

Então vamos começar a praticar este novo modelo mental?

Vou lhe sugerir um exercício prático e simples. Reserve 20 minutos do seu tempo, se posicione num local onde possa ver sua área de trabalho na maior amplidão possível. E daí observe:

’20 minutos’
  • A limpeza do seu setor;
  • A organização, onde as coisas estão colocadas;
  • O fluxo de material, está livre ou tem algo atrapalhando;
  • As ferramentas necessárias estão acessíveis;
  • As informações necessárias estão acessíveis;
  • Se os funcionários mais novos estão com algum tipo de dificuldade;
  • A equipe está empenhada ou tem gente empurrando com a barriga (observe bem);
  • As perdas (de tempo, de material, espaço, etc.).

É bem possível que você veja coisas que não observava há muito tempo. Se você sair de campo vai perceber que dando apoio a equipe ao invés de querer fazer junto, vai ser muito mais produtivo. É RESULTADO na certa.

Se gostou deixe seu comentário, compartilhe sua experiência com a gente e compartilhe também o artigo em suas redes sociais!

Fique atento ao nosso blog para mais artigos e dicas

Até mais!

CURSO ONLINE DO SUPERSUPERVISOR

Se quiser entrar de cabeça na especialização de SuperSupervisor, conheça meu curso de Formação de Supervisores! Um curso online e bem completo para você aprimorar sua função e parar de passar o dia apagando incêndios. Clique no botão abaixo e conheça:

Siga-me e fique por dentro das novidades:

4 Comentários

  1. Avatar

    Adorei as dicas Eugenio!!!
    Parabens e sucesso na nova empreita!!
    Abs
    Andrea

    Responder
  2. Avatar

    Realmente dar apoio a equipe ao invés de fazer o trabalho por eles, ou fazer junto é muito mais produtivo.
    Seu post me fez lembrar o nosso curso.. Muito bom.

    Responder
  3. Avatar

    Como anda a  performance da sua equipe comercial ? Para saber se voce esta no caminho certo, e preciso usar as  metricas de vendas  mais adequadas.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *